Urticária

É uma reação em que há o surgimento de placas vermelhas e elevadas na pele, que podem ou não vir associada a inchaço (que nesse caso chamamos de angioedema) e que causam muita coceira. Apesar de a maior parte das pessoas, incluindo a população médica relacionar as urticárias com alergia, nem sempre há essa relação.

As urticárias são classificadas em agudas e crônicas.

As crônicas têm duração de mais que 6 semanas e apresentam várias subdivisões, devendo sempre ser investigadas.

As agudas (mais frequentes nas crianças), podem ser causadas por reações alérgicas a alimentos, medicamentos, veneno de insetos (abelhas, marimbondos, formigas), mas na maior parte dos casos, são causadas por infecções virais. Entretanto, há um dado um tanto quanto frustrante, que em cerca de 50% dos casos de urticária aguda, não é possível encontrar o agente causador.

Aqui vale uma consideração especial em relação aos famigerados corantes. Apesar da crença de muitos pacientes (e de muitos médicos não especialistas em alergia) os corantes NÃO são uma causa comum de urticárias agudas. Estima-se que, em crianças, não ultrapasse 1% dos casos, mas como existe um mito ao redor do tema e muitos fatores de confusão, frequentemente eles são responsabilizados erroneamente.

A Carne de porco também causa alergia raramente, mas frequentemente leva a culpa.

O diagnóstico da urticária aguda é clínico e na maior parte das vezes, os exames não ajudam e podem até atrapalhar. Devendo ser solicitados na investigação apenas quando há uma relação de causa e efeito bem estabelecida, ou a fim de identificar uma possível infecção quando essa causa é suspeita.

O tratamento é feito de acordo com a gravidade do quadro, sendo utilizado geralmente os antialérgicos orais, mas vale lembrar que durante o tratamento a urticária pode sumir e voltar, melhorando gradativamente.

Em alguns casos a urticária e/ou o angioedema podem fazer parte de uma grave reação alérgica, chamada anafilaxia (que está detalhada em um outro capítulo).
Procure um médico imediatamente se sua criança ou você apresentar urticária e/ou angioedema associado a qualquer um desses sintomas:

  • Dificuldade para respirar, tosse.
  • Aperto na garganta, rouquidão, dificuldade para engolir.
  • Náuseas, vômitos, cólicas, dores na barriga ou diarreia.