O teste de puntura, mais conhecido por prick test, seu nome em inglês, é um teste em que se coloca uma substância na pele através de uma lanceta pontiaguda para que essa substância ultrapasse a camada mais superficial da pele e assim podemos, de forma segura, ver se há uma reação no local da aplicação. Esse teste é realizado geralmente na face interna do antebraço, porém pode ser realizado em outros locais, quando necessário.
Como a epiderme não tem vasos sanguíneos, não há sangramento e o teste é praticamente indolor, sendo bem tolerado pela imensa maioria dos pacientes.
Esse teste é utilizado apenas nas alergias IgE mediadas (já explicada em outro capítulo), visto que a reação que vemos na pele é causada pelo IgE específico contra a substância testada.
Podem ser testados os aeroalérgenos, alimentos, medicamentos…
Antes da aplicação, é realizada uma avaliação breve da criança para sabermos se o teste poderá ser realizado, então a aplicação é feita e depois o paciente aguarda 15 a 20 minutos para que depois seja feita a leitura.
Apesar de seguro esse teste pode levar a reações de gravidade variável e por isso deve ser feito sempre em clínicas com estrutura e pessoal capacitados para o atendimento de reações.
Quando falamos em imunoterapia, é fundamental que esse teste seja realizado antes de sua prescrição para que seja possível individualizar a melhora formulação para cada paciente.