Teste de provocação oral (TPO)

É o teste considerado o padrão ouro para diagnóstico das alergias alimentares e a medicamentos.

Esse teste consiste em oferecer ao paciente a substância à qual se suspeita que o paciente tenha alergia e observar se há ou não reação, para assim confirmar ou afastar o diagnóstico, já que os exames laboratoriais e outros testes (como o prick test), por mais que sejam muito úteis, não conseguem definir com certeza a presença de alergia. Testes e exames positivos, não comprovam a presença de alegria. O único capaz disso é o TPO!

Assim sendo, como o paciente será exposto ao agente e pode reagir a ele, para que este teste seja realizado de forma segura, é mandatório que seja feito em ambiente com estrutura e profissionais capacitados para o atendimento de reações alérgicas das mais diversas gravidades.

Mas o TPO não é utilizado apenas para diagnóstico. Ele pode ser utilizado para o seguimento, principalmente em alergias alimentares em que podemos realizá-lo para avaliar como anda a evolução do paciente para a tolerância.

Esse teste é nossa melhor ferramenta para que possamos ser mais precisos tanto na confirmação ou exclusão do diagnóstico, bem como no seguimento de alguns casos. Mas é importante ressaltar que a indicação desse teste depende de uma boa consulta para se entender quais as substâncias suspeitas e eventualmente de outros exames que podem ser realizados antes dele.