Otite

As otites são as famosas infecções de ouvido.

Sabemos que aproximadamente 60% de todas as crianças apresentarão pelo menos 1 episódio de otite com 1 ano de vida, e cerca 90% até os 7 anos.

Aos 7 anos, 75%das crianças terão apresentado 3 ou mais episódios de otite.

De forma simplificada, dividimos as otites em média e externa.

A otite externa é um processo inflamatório/infeccioso do conduto auditivo externo (que é aquele entre a orelha e o tímpano – o lugar onde se coloca o cotonete). É conhecida como otite de piscina, por ser causada por geralmente por agentes externos, como calor, água e traumas (geralmente cansados pelos cotonetes).

São mais frequentes nos meses quentes e tem como principal sintoma a dor intensa, mas pode incluir a coceira e a sensação de ouvido entupido. Elas são tratadas normalmente com analgésicos e antiinflamatórios orais, bem como com gotas de pingar no ouvido, que contêm formulações diversas e são usadas de forma diferente em cada caso.

A otite média é o processo inflamatório/infeccioso do ouvido médio (aquele que está pra dentro do tímpano) e é uma das complicações mais frequentes das síndromes gripais.

Seus sintomas geralmente são: febre e dor de ouvido que se iniciam subitamente após um quadro gripal.

O tratamento das otites médias frequentemente é realizado com analgésicos, antiinflamatórios e antibióticos. Mas nem sempre os antibióticos são necessários, e a decisão de utilizá-los ou não depende de alguns fatores como idade, intensidade da dor e febre, bem como da possibilidade de reavaliação entre 24 e 72 hs.