O que é alergia?

Nosso sistema imunológico tem como função nos proteger contra a entrada de substâncias estranhas e danos causados por elas. Seus mecanismos de defesa são muito sofisticados e de difícil compreensão, mas resumidamente, podemos dizer que o sistema imunológico produz algumas linhas de defesa, que funcionam como os defensores da nossa integridade física.

No caso das alergias, o que acontece é que o sistema imunológico reage mais do que o necessário contra alguma dessas substâncias, que, apesar de terem sido percebidas como invasoras, na verdade não eram uma ameaça, nem perigo reais. Com isso, o sistema imunológico acaba causando situações prejudiciais ao nosso organismo.

Portanto, podemos dizer que, alergias são erros do sistema imunológico, que interpretam essas substâncias inofensivas ao organismo, como potenciais agressoras e, dessa forma produz mecanismos de defesa contra elas, levando a uma resposta excessiva, que resulta no que chamamos de “reação alérgica”.

Então o que ocorre é uma alteração imunológica, levando a “doenças de hipersensibilidade específica” (que na prática é o que chamamos de alergias).

As substâncias que desencadeiam as respostas alérgicas são chamadas de alérgenos.

Nessa seção falo individualmente das principais doenças alérgicas, com o objetivo de trazer informações importantes e quebrar alguns mitos muito repetidos por aí e que atrapalham o entendimento real de vocês