Intolerância e intoxicação a histamina

Nenhumas das 2 situações se trata realmente de de alergias, mas é podem levar a reações que se assemelham com alergias. Elas acontecem pela ingestão da histamina (que é uma substância que está envolvida em algumas alergias) que está presente em quase todos os alimentos, porém em maior quantidade em alguns alimentos específicos, como com peixes (enlatados ou mal-conservados), queijos (envelhecidos, curados), embutidos…

• Intolerância – Está relacionada, à deficiência de uma enzima que destrói a histamina. Geralmente, relacionado a um consumo de uma quantidade maior que o normal, porém não necessariamente muito grande. Não é restrita a um único alimento e outras pessoas que comeram o alimento não apresentam os sintomas.
O teste cutâneo com a histamina pode confirmar o diagnóstico.
Há medicamentos que substituem a enzima e podem ser administrados antes da ingestão dos alimentos que contém maior quantidade de histamina.

• Intoxicação – Está relacionada, geralmente à ingestão de grandes quantidades de histamina que podem estar presentes em algum alimento. Normalmente se restringe a um único alimento e mais de uma pessoa que comeu o mesmo alimento pode ter sintomas similares e quando se come o alimento novamente, geralmente não tem os sintomas outra vez

Receitas Especiais