As infecções do trato urinário (ITU) ou simplesmente infecções urinárias são situações em que há proliferação de bactérias no trato urinário (qualquer parte) que deveria ser estéril (com exceção do terço final da uretra).
A urina é um ambiente propício à proliferação de bactérias, que podem “subir”através da uretra, e se a urina ficar por muito tempo parada no trato urinário, aumenta também a chance de infeção urinária, portanto, fazer xixi frequentemente é o melhor mecanismo de defesa que temos.
Ela é muito frequente na infância e em muitos casos está associada a alterações anatômicas do trato urinário.
O quadro clínico é bastante variado, podendo vir com febre, dor ao urinar e fazer xixi de pouco em pouco (a criança sente vontade, mas quando vai urinar só consegue fazer um pouco), fazer xixi na cama, sangue na urina, dor na parte de baixo barriga, dor nas costas, mas muitas vezes apenas com febre ou com vômitos, sem nenhum outro sintoma, principalmente nas crianças menores de 2 anos.
O diagnóstico é feito através de exames da urina
• Urina tipo 1 (também chamado de EAS ou 3 A+S)
O resultado sai rapidamente (cerca de 1 a 2 horas) e dá indícios que podem ser sugestivos de ITU, mas não fecham o diagnóstico.
• Urocultura (também chamado de cultura de urina)
Que demora de 2 a 7 dias para ter resultado, e que fecham o diagnóstico.
*para que estes exames sejam confiáveis a coleta da urina tem que ser realizada adequadamente para a a faixa etária: crianças que ainda usam fraldas devem coletar por sonda e crianças que já não usam fraldas devem coletar por jato médio (começa o xixi no vaso, depois inicia a coleta, ou seja, despreza o 1º jato).
** coletas realizadas por saco coletor só são confiáveis quando têm resultado negativo. Em caso de resultado positivo, frequentemente podem ser falsos positivos (incluindo a urocultura), por contaminação da coleta e devem ser refeitos por um método adequado.
A decisão a respeito de iniciar o antibiótico antes ou após o resultado da urocultura depende de diversos fatores e não será igual para todas a crianças.
Em alguns casos, podem ser solicitados exames de sangue e exames de imagem para avaliar possíveis complicações.