Imunoterapia

A Imunoterapia é um tratamento realizado em pacientes com alergias IgE mediadas (já explicado em outro capítulo) em que oferecemos ao paciente as substâncias às quais sabemos que ele é alérgico, de forma diluída e crescente para que possamos modular o sistema imunológico, a fim de fazer com que o corpo deixe de reagir a elas.

No capítulo “O que é alergia?” da seção alergias deste site, eu explico que desenvolvemos alergias por um erro do sistema imunológico que que interpreta substâncias inofensivas ao organismo, como potenciais agressores e, dessa forma produz mecanismos de defesa (No caso das alergias IgE mediadas, esses mecanismos são anticorpos) contra essas substâncias, levando a uma resposta excessiva, que resulta no que chamamos de “reação alérgica”. Esses anticorpos são como soldados que agem para nos defender, mas para que ajam, precisam da ordem de um oficial superior (que vou chamar de general).

A imunoterapia consiste em ir colocando no corpo a substância contra qual temos soldados de forma bem discreta, para que o general perceba que ela não é agressiva e com isso deixe de dar a ordem aos soldados para reagir. É o único tratamento capaz de mudar a história natural das alergias, fazendo com que o paciente fique assintomático por períodos de cerca 7 a 10 anos, podendo em alguns casos não voltar a ter sintomas.

Existem algumas formas de colocarmos essas substâncias no organismo, seja por injeções na camada mais profunda da pele (subcutânea), seja com gotas aplicadas embaixo da língua (sublingual) ou engolindo a substância (oral) e cada uma tem sua indicação.