Febre

É uma crise convulsiva que se apresenta em vigência de febre (mas podem surgir cerca de 1 hora antes do aparecimento ou até 24 horas após a normalização da temperatura). Trata-se de uma condição benigna, que atinge cerca de 2 a 5 % das crianças com idades entre os 6 meses e os 5 anos.

Hoje se sabe que as convulsões febris, embora indesejáveis e assustadoras para a família, não causam o risco de lesão cerebral (sequelas) e que, ao contrário do que os pais pensam, é causada pela velocidade com que a temperatura e sobe e não por quão alta ela está.

Há crianças que convulsionam com 37,8° C e outras que mesmo com 40° C não.

Geralmente as crises se manifestam por contrações e tremores musculares generalizados, associado a perda da responsividade, que podem vir associadas a versão ocular (olhos revirados) e eliminação de urina ou fezes. Tem duração de cerca de 5 a 15 minutos e o período de sonolência após a crise é curto (cerca de 30 minutos a 1 hora).

Crianças que já apresentaram convulsão febril e estão apresentando aumento da temperatura, devem ser medicadas e podem ser colocadas em um banho morno, para que a temperatura não se eleve rapidamente enquanto a medicação inicia seu efeito, mas isso não garante que uma convulsão não irá acontecer.

Se seu filho apresentar uma crise convulsiva em vigência de febre, mantenha a calma, coloque-o deitado com a cabeça reta e leve-o imediatamente ao serviço de emergência, pois apesar de ser um quadro benigno, é imprescindível que a criança seja avaliada, para se afastar outras causas de convulsão.