
Olha eu aqui outra vez, para falar com vocês a respeito de um assunto que sempre gera preocupação em vocês, que é quando surgem manchinhas na pele dos pequenos. Chamamos essas manchas de exantema e o grupo de doenças que cursam com essas manchas, de doenças exantemáticas. Elas são geralmente causadas por vírus, e muitas vezes, são chatinhas, mas não costumam ser um bicho de sete cabeças. Entre elas, uma bastante comum é exantema súbito, também conhecido como roséola ou sexta doença que geralmente causa muitas dúvidas em vocês, sendo sobre isso que vamos conversar.
O exantema súbito é uma infecção viral causada por um vírus da família do vírus da Herpes. Ele é mais comum em crianças entre 6 meses e 2 anos, e sua característica mais marcante é a febre de início súbito, que geralmente alta e não vem acompanhada de nenhum outro sintoma. Essa febre geralmente dura alguns dias e quando vai embora, surgem pequenas manchas avermelhadas que começam no tronco e podem se espalhar para os membros e menos frequentemente para a cabeça.
É comum os pais associarem o exantema súbito a uma alergia, especialmente porque as manchas podem gerar confusão à primeira vista e geralmente a criança está tomando alguma medicação. A boa notícia é que o exantema súbito é geralmente autolimitado e não requer tratamento específico. Manter a criança confortável, oferecer líquidos e esperar as manchinhas sumirem é tudo que podemos fazer. Se você notar essas manchinhas vermelhas no seu pequeno ou se ele apresentar febre persistente, desconforto significativo ou outros sintomas que te procurem, é sempre prudente consultar o pediatra da sua confiança.
Lidar com as doenças exantemáticas pode ser desafiador, sendo importante se informar e conhecer as peculiaridades delas, para podermos enfrentar esses momentos com mais confiança.
Não se esqueça que estou aqui para responder às suas perguntas e apoiá-los nessa jornada de cuidados pediátricos.