E aí, meu povo? Como vocês estão? Hoje falaremos sobre um assunto que pode soar como algo do passado, mas que aparece com frequência nos consultórios pediátricos: a Escarlatina. Não se assuste pelo nome! vamos desvendar esse palavrão de forma simples e esclarecedora.
A escarlatina é uma infecção causada pela bactéria Estreptococo Pyogenes, a mesma vilã por trás das amigdalites bacterianas (explico sobre elas no e-book de urgências). Ela costuma afetar principalmente crianças entre 5 e 15 anos, mas pode ocorrer em idades diferentes.
Os sinais clássicos da escarlatina são uma erupção cutânea vermelha, semelhante a uma queimadura de sol que geralmente vem associada a febre e dor de garganta. Essa erupção muitas vezes se espalha pelo corpo, dando à pele uma textura áspera (como uma lixa), e pode ser acompanhada por uma língua característica, parecida com morango.
O diagnóstico é geralmente feito por um exame físico cuidadoso e, na suspeita, podemos fazer um Strep test (um teste rápido para detecção do Estreptococo Pyogenes). Felizmente, a escarlatina responde bem a antibióticos e se tratada adequadamente, geralmente não evoluiu complicações.
Se seu filho apresentar uma vermelhidão na pele, febre, dor de garganta ou qualquer sintoma que te preocupe, procure o pediatra da sua confiança.