É uma inflamação da pele que se apresenta como vermelhidão, bolinhas, pequenas bolhas, saída de líquidos e às vezes espessamento e que podem ocorrer isoladas ou em conjunto.
Apesar de geralmente a dermatite de contato (DC) ser vista como uma alergia, cerca de 80% das dermatites de contato são causadas por agentes irritantes. Assim, podemos classificas as DC como alérgicas ou por irritantes.
• Dermatite de contato alérgica – é responsável por cerca de 20% doa casos e a inflamação é causada por por mecanismos imunológicos, podendo ser causada por várias substâncias de origem diferente, (naturais ou sintéticas).
Seus desencadeantes mais comuns são:
o Cosméticos: fragrâncias e conservantes
o Sais metálicos: níquel, cromo, cobalto, mercúrio
o Germicidas (formaldeído)
o Plantas
o Resinas plásticas (epóxi, acrílico)
o Resina (colofônio)
o Látex
o Medicamentos tópicos (cremes e pomadas)
Pode ser realizado um teste de contato, na pele, (patch test, que será detalhado em um outro capítulo) que tem a função de identificar as substâncias envolvidas.
• Dermatite de contato por irritantes – é causada por dano direto da pele com o agente agressor que inicia a inflamação.
Tem como principais causadores:
o Água
o Sabões
o Detergentes
o Solventes
o Graxas
o Ácidos e álcalis
o Poeira
o Fibra de vidro
Não há testes que confirmem as substâncias envolvidas.
Apesar de diferentes entre si o tratamento pra a ambas é baseado em afastar a causa desencadeante, assim como o uso de cremes e pomadas de corticoides, antialérgicos orais e em eventualmente corticoides orais.