Amigdalite

É a o processo inflamatório/infeccioso das amígdalas e que é popularmente chamado de “infecção de garganta”.

As amigdalites podem ser virais (na maior parte dos casos) ou bacterianas. As virais são causadas por diversos vírus diferentes, mas as bacterianas são causadas quase sempre por uma única bactéria chamada Estreptococo pyogenes.

O Quadro clínico pode ser bastante parecido tanto nas virais quanto nas bacterianas, em que há, dor de garganta, dificuldade e e dor ao engolir, febre, mal estar, dor no corpo e aumento dos gânglios (ínguas) do pescoço. Entretanto há algumas diferenças que nos ajudam a pensar em uma ou outra causa. Nas virais, frequentemente temos outros sintomas associados, principalmente coriza, espirros e tosse. As bacterianas, geralmente acometem crianças com mais de 3 anos e tem instalação súbita, não sendo antecedidas por quadros gripais.

Ainda assim pode ser difícil diferenciar a causa apenas com o exame clínico, então temos uma ferramenta bastante útil chamada de “strep test”, que é um teste rápido para detecção do estreptococo pyogenes em que se passa um cotonete nas amígdalas (é incomodo, mas não doloroso) e depois de 5 a 10 minutos se tem o resultado se é ou não bacteriana e, portanto, se é ou não necessário o uso de antibiótico.