Minha formação primária é a pediatria geral, e me especializei depois em alergia e imunologia. Mesmo podendo atender na área de alergia tanto adultos quantos crianças, optei pelo atendimento apenas de crianças e adolescentes, pois esse é o público em que foquei meus estudos e é com eles que tenho maior experiência e posso oferecer um atendimento de melhor qualidade.
Acontece que a alergia infantil é uma área recheada de mitos e informações desencontradas, que acabam muitas vezes confundindo as pessoas e levando a alguns equívocos tanto no diagnóstico quanto na condução de alguns casos. Para superar isso, é necessário que as consultas sejam realizadas sem pressa, com muita conversa, levando o tempo necessário para entender as necessidades de cada paciente.
É importante investigar o histórico de vida das crianças e dos familiares para conseguir entender o um perfil do paciente e da família, para compreender melhor o quadro e a poder atuar com maior eficácia no manejo e também na prevenção. Acredito também que é fundamental o envolvimento dos familiares, pois apenas quando a família está inserida e entendendo a situação conseguimos atingir os resultados que desejamos. Afinal, as decisões serão sempre tomadas em conjunto.
Não acredito no sucesso das decisões unilaterais em que o médico diz o que deve ser feito e a família apenas acata e obedece. Nos dias de hoje, em que a informação está disponível a todos, esse trabalho conjunto, com uma família participativa, torna-se ainda mais importante.
Uma vez iniciada nossa jornada, a família terá todo o suporte à distância, seja via mensagens aqui no site, e-mail, Instagram, WhatsApp ou telefone, sempre que for necessário. Aqui você encontrará um pouco sobre as principais doenças alérgicas, de forma fácil e simples, para poder entender melhor o que acontece com seu filho.
*Caso seja do seu interesse, você também pode baixar o E-book de alergias completo que está disponível aqui.